Consumo consciente é perceber que o consumo de qualquer coisa, seja um produto ou serviço, traz consequências positivas e negativas. É levar em conta, ao escolher os produtos ou serviços o meio ambiente, a saúde humana e a animal, relações justas de trabalho, além de questões como preços e marcas.
Produzir menos lixo, planejar suas compras, saber se são produtos piratas ou contrabandeados, conhecer a origem, os processos de fabricação dos produtos e saber o impacto que eles causam durante sua vida útil, da extração da matéria-prima até o descarte final. Essas são algumas dicas que fazem parte do consumo consciente.
O consumo mundial está mal distribuído e descontrolado: 20% da população mundial concentra o consumo de 80% de todos os produtos e serviços do planeta, segundo o Instituto Akatu.
Esse modelo de vida não se sustenta ao longo prazo, mostrando suas consequências nas mudanças climáticas ou nos lixões que se acumulam pelo mundo.
Por isso, esteja atento onde e de quem você está comprando, ter mais conhecimento sobre a origem e todo o processo do produto até a sua casa é de grande importância para o meio
ambiente e para todos nós.
Ajude divulgando o consumo consciente!