HERÔ

logomarca

GABRIELA MONTELEONE

A pisciana Gabriela Monteleone é referência quando o assunto é vinho e bom gosto. Formada em gastronomia, ela criou a Tão Longe, Tão Perto, curadoria de vinhos nacionais com base em produtores artesanais que utilizam agricultura familiar permeando o consumo consciente. Lançou ano passado o livro Conversas acerca do Vinho, imperdível para amantes desse universo.

Mãe do Francisco, ela conta sobre sua rotina de trabalho, auto cuidado skincare e maquiagem.

Gosta de trabalhar e escrever sempre pelas manhãs, onde encontra mais foco, acompanhada de um bom café e mixto quente. É fã de Caetano Veloso e sua música favorita é Tigresa do Caê.

Em 2022, Gabriela e seu projeto Tão Longe, Tão Perto, se uniram a Herô e colaboraram com o lançamento do nosso Balm Multifuncional Vinho. A gente ama de paixão essa parceria.

FORMAÇÃO E PROFISSÃO, CONTA UM POUQUINHO DA SUA TRAJETÓRIA?

Eu me formei em Gastronomia, no início dos anos 2000. Comecei a trabalhar em restaurantes e fui me especializando em vinho, sempre trabalhei mais no salão, cozinha profissional sempre me foi um ambiente hostil, prefiro a beleza da convivialidade.

Trabalhei com marcas renomadas como Ici Bistro, Fasano, até que em 2010 comecei a trabalhar no D.O.M. de Alex Atala e por lá fiquei, com algum intervalo quando meu filho Francisco nasceu, durante 13 anos.

Hoje, além de sommelier, também trabalho como empresária e escritora. Faço a coordenação de minhas 3 empresas que lidam com curadoria e comunicação de vinhos, para diferentes veículos e consumidores. Mantenho uma carteira de clientes sólida para consultoria do setor de vinhos, que hoje engloba os restaurantes: Chou de Gabriela Barretto, Cuia de Bel Coelho, e a Casa Bráz no Shopping Cidade Jardim.

Tenho o Tão longe, tão perto, que é uma empresa de curadoria, comunicação e distribuição de vinhos brasileiros de produtores artesanais. Produzo um vinho no Rio Grande do Sul com um amigo (e grande enólogo) Luis Henrique Zanini, chamado Vinho de Combate. Tenho um livro editado em 2022 de título „Conversas acerca do Vinho“. Colobaro também com a Revista Numéro Brasil como curadora de vinhos.

COMO NASCEU A TÃO LONGE, TÃO PERTO?

O TLTP nasceu de um exercício feito durante os primeiros meses pandêmicos, com a tentativa de aproximar produtores e consumidores, tendo o vinho como uma desculpa para falar de assuntos que permeiam esse universo, como agricultura, consumo consciente, estética, história, inovação, politica publica. O projeto evoluiu para um portifólio de vinhos (todos nacionais, todos de produtores artesanais que utilizam agricultura familiar), os vinhos são escolhidos ainda no tanque e depois envasados em barrils de 20L (kegs), e distribuidos por todo o Brasil com um sistema de extração e servidos direto de torneiras, salvando algumas garrafas de vidro de uso único do meio ambiente, e fazendo um trabalho mais inclusivo, tanto do preço, quanto da estática do vinho, até os maneirismos de serviço.

COMO É SUA ROTINA MATINAL? SEU CAFÉ DA MANHÃ, ESPORTES, TRABALHO…

Eu acordo pela manhã e prefiro fazer as coisas com calma (sou bastante pisciana pela manhã). Gosto de ler algumas páginas de algum livro, mas hoje em dia o celular nos traga logo que tomamos consciencia que despertamos. Meu café da manhã é simples, gosto de misto quente e café preto.

Gosto de trabalhar pela manhã, escrever e pesquisar são muito produtivos nesse período. 

Faço caminhadas (tento pelo menos 3X por semana), e depois já começo minha peregrinação pelos restaurantes de SP.


VOCÊ TEM ROTINA DE SKINCARE? SE SIM, CONTA UM POUQUINHO?

Tenho sim, também bem simples, porém eficiente.

Sempre uso um gel de limpeza suave, vitamina C e hidratante, fitro solar com cor.

À noite tiro a maquiagem, e além da limpeza, uso hidratante noturno para descansar e hidratar de forma mais intensa a pele. Faço compressas com chá de camomila gelado com certa frequencia na área dos olhos.

QUAL É A SUA RELAÇÃO COM BELEZA E MAQUIAGEM E ONDE ELA ESTÁ MAIS PRESENTE?


Eu gosto muito de maquiagem e beleza, minha rotina precisa sempre de praticidade, então não tomo tanto tempo pra ela, mas ela está sempre presente. No trabalho sempre estou maquiada, dá um ar mais descansado e aumenta a conexão com o público, considero um carinho comigo e com os outros.

QUEM SÃO SEUS ICONES DE BELEZA?


Isabella Rossellini, pra sempre.

DICAS DE SEUS RESTAURANTES E BARES FAVORITOS, CONTA PRA GENTE?

Eu sempre acho muuuito difícil essa pergunta hahaha, mas vamos lá… 

O restaurante Chou é sempre meu pensamento número 1, elegante e sempre afiado, com um ar sexy e despretensioso, nunca me decepcionei ao jantar por lá, os comes e bebes são sempre muito bem executados.

Adoro o restaurante Almanara do centro da cidade, ao lado da República, o lugar é lindíssimo e a idéia de um rodízio de comida libanesa me é muuuuito atraente.

Gosto de sentar na calçada, em frente a SEDE 261 e beber algum vinho da seleção da Cassia Campo e da Daniela Bravin.

Vou muito ao São Cristóvão, tomar um chope e comer algum petisco.

E sempre fico bem impressionada com o restaurante pasta Shihoma, uma comida fresca, saborosa e delicada.

Mas de verdade, essa lista poderia ser imensa ☺

SOBRE LOOKS, O QUE VOCÊ MAIS AMA VESTIR?

Gosto de peças de modelagem ampla e decotes profundos. Linho, algodão e jacquard são algumas das minhas texturas prediletas.


O QUE A COR REPRESENTA NA SUA VIDA? TEM ALGUMA FAVORITA?

Eu sempre estou vestida de preto e branco, talvez pela praticidade e código dentro de restaurantes, mas gosto de cor, e para além da cor, eu gosto dos diferentes tons de uma cor. No vinho isso é muito integrado, a análise da cor é essencial para termos informações sobre tempo e técnicas aplicadas ao vinho, principalmente através das nuances. Acho que cor é poesia.

TEM ALGUM ARTISTA QUE VOCÊ AME E GOSTARIA DE CITAR?

Fundamentalmente gosto de artistas brasileiros ☺

Acho que viver nesse tempo e não citar a grandiosidade de pessoas como Caetano Veloso seria quase distópico. Caetano tem uma completude de pensamento que me fascina, além de representar uma bela passagem pelo tempo, ele convive lindamente entre o velho, o novo, o atual e o histórico.

Nas artes plásticas, gosto de clássicos como Volpi, e tenho um crush pela Wanda Pimentel.

UMA MÚSICA, POSSÍVEL ESCOLHER SOMENTE UMA?

É injusto escolher só uma hahahah mas que seja Tigresa do Caê.

COMO LIDAR COM O TRABALHO E SER MÃE? COMO É ISSO NA SUA ROTINA?

Eu na verdade não penso em como lidar com o trabalho e ser mãe, porque essa é a minha realidade, ela acontece mesmo eu pensando ou não sobre isso. Eu coloco prioridades, mas não somente sobre essas duas partes de mim, tento colocar as prioridades quando necessárias, para as diversas partes de mim. 

Se preciso priorizar meu trabalho durante um tempo, o farei. 

Se preciso priorizar o Francisco, farei !

Se preciso priorizar meu ócio e meus prazeres, farei também. 

COMO VOCÊ FAZ PARA SE SENTIR GLAMOUROSA?

Um longo banho, uma maquiagem, um cabelo, uma garrafa de algum vinho especial ☺

VOCÊ TEM PET? CONTAAAA!

Tenho um vira lata caramelo (alô brasilidades), o Tim Maia. 

Eu adotei o Tim em 2021, ele é um porte médio/grande (mais pra grande), manhoso e medroso, gosta de dormir na cama e latir para os cachorros que passam na rua de casa.

SUA FILOSOFIA DE VIDA HOJE É…

Fazer o que me dá prazer, ressignificar o que não dá pra mudar, mudar o que dá pra melhorar.


FAÇA PARTE DA COMUNIDADE
HERŌ BEAUTE
Receba todas as novidades e lançamentos em primeira mão e ganhe 10% de desconto na sua primeira compra.

* campos obrigatórios